terça-feira, 17 de junho de 2014

Atividade3.2 " A magia da leitura na educação infanil."


JUSTIFICATIVA
 
A finalidade deste projeto é de entender como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil.

O tema aqui proposto, embora já tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda é cercado por dúvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro.  Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que esta ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.

Diante disso, surgiu-nos o interesse em desenvolver este projeto e analisar as praticas ocorridas na escola em relação ao ensino da leitura com o intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma. O projeto será realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni, o mesmo será desenvolvido em todas as turmas da escola, sendo elas do Berçário à Pré escola.

“A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento.

Esta intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende, permite ao homem situar-se com os outros.Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada pela televisão. “O livro é ainda um grande recurso para a criação, transmissão e transformação da cultura”.

Paulo Freire

Neste aspecto BETTELHEIM diz da importância do prazer para a construção do sentido/ significado do que a criança lê para depois, e/ou paralelamente, ela possa interpretar, significar, estabelecer relações.

             Para o autor, a capacidade de ler é de importância tão singular para a vida de uma criança na escola, que a experiência na aprendizagem da leitura mais do que freqüentemente, seja seu destino, uma vez que para sempre, em relação à sua vida.
               Nesse sentido, se a leitura parecer uma experiência interessante e valida, terá papel fundamental na formação integral do ser humano. Faz-se necessário a formação de conceitos, sendo esta, por sua vez, dependente dos padrões de interpretação a ele oferecidos.

 

OBJETIVO GERAL:
·         Estimular o gosto pela leitura na Educação Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
·         Promover momentos de Contaçoes  de Histórias.
·         Proporcionar momentos de manuseio de livros.
·         Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.
·         Realizar teatro, com fantoches.
·         Atividades envolvendo todos os funcionários da escola.
·         Buscar doações de diferentes tipos de livros (gibis, histórias infantis, gravuras, livro para colorir).
·         Possibilitar a interação dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.

METODOLOGIA

Para alcançarmos os objetivos propostos, desenvolveremos atividades que estimulem o habito e o interesse para a leitura e que se desenvolverão de maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior proximidade e intimidade com o mundo da leitura. Todas as atividades acontecerão em um ambiente calmo, fora da agitação das outras turmas da instituição, as crianças deverão ficar a vontade.

Para favorecer as praticas de leitura, algumas condições são consideradas essenciais.

·         Dispor de um acervo em sala com livros e outros materiais, como histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais etc. Classificados e organizados com a ajuda das crianças.

·         Organizar momentos de leitura livre nos quais o professor também leia para si. Para as crianças é fundamental ter o professor como um bom modelo. O professor que lê histórias, que tem boa e prazerosa relação com a leitura e gosta verdadeiramente de ler, tem um papel fundamental: o de modelo para crianças.

·         Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.

·         Possibilitar regularmente às crianças o empréstimo de livros para levarem para casa. Bons textos podem ter o poder de provocar momentos de leitura em casa, juntos com os familiares.


                               Primeira atividade: Contar Histórias
Para essa atividade serão escolhidas historias conforme a faixa etária das crianças. Elas serão contadas através de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.
Após a apresentação mostrar as crianças que as historias também podem ser encontradas em livros, e deixá-las manusear os mesmos e os fantoches para que possam recriar as historias.
Segunda Atividade: Contar História com Livro
A história será contada através de um livro rico em gravuras, e antes de trocar a página o educador devera questionar com as crianças o que elas acham que acontecera na próxima pagina, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.
 
Terceira atividade: Histórias a partir de Gravuras
Deverão ser confeccionadas placas grandes com gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das gravuras que vêem. O professor não ira contar a historia, as crianças é que contarão através das gravuras.
            Quarta atividade: produção Individual de História
 
A professora devera contar uma história (com entonação e utilizando o livro) para as crianças e em seguida devera pedir que as mesmas passassem para o papel através de seus desenhos. Serão oferecidos às crianças matérias como folhas, lápis de cor, giz de cera e lápis de escrever. Caso algumas crianças conheçam algumas letras, incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As produções dos alunos deverão ser expostas para toda a turma ver o que os colegas produziram. A professora deve estimular e valorizar as produções dos alunos
 
Quinta atividade: Produção oral coletiva da História
O professor devera iniciar uma historia oralmente (uma historia que não seja conhecida pelas crianças, ou uma fictícia) e uma de cada vez ira dar continuidade a historia, assim cada criança devera prestar atenção na continuidade que o colega deu para que possa construir a historia a partir do ponto de em que parou (poderão ser colocados novos personagens na historia, mudança de eventos entre outros). O professor deverá transcrever a história produzida pelas crianças e depois contá-la a elas. Pode ser sugerido que as crianças façam a ilustração da história.
Sexta atividade: Contato com Livros
Assim como as outras atividades, a professora deverá contar uma história com um livro, e apresentar às outras crianças outros livros, contar-lhes seus títulos e deixá-las manusear os livros, tentando “ler” as historias. A atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e depois em duplas cada criança contará a historia ao seu parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.
            Sétima atividade: Biblioteca Itinerante
Participação da comunidade escolar, onde os alunos levam os livros para suas casas, estarão lendo juntamente com seus familiares.
Oitava atividade: Proporcionar um momento de leitura para os profissionais da escola
            Esta atividade deverá ser realizada Semanalmente.
Considerações Finais
 
As atividades previstas neste projeto serão muito importantes não só para desenvolver o habito e o interesse pela leitura como também para proporcionar momentos lúdicos, fantásticos à turma, a união da mesma, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de seqüências lógicas.
Ao término das atividades montaremos um cantinho de leitura na sala em que foram desenvolvidas as atividades utilizando livros adquiridos por meio de doações, tapete, almofadas e muitas placas com gravuras, para que possam estimular as produções dos alunos acreditando que, dessa forma, contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.
 
AVALIAÇÃO
 
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
 
 BIBLIOGRAFIA
 
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise da Alfabetização, por Bruno Bettelheim e Karen Zelan. Tad. de José Luiz Caon. Porto Alegre: Artes médicas, 1984.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 p. 144. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume I – Introdução. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 2 – Formação Pessoal e Social. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 – Conhecimento do Mundo. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 – Formação Pessoal e Social. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
EDUCAÇÃO INFANTIL. Criança em idade da Pré escola. CDU 372.3
 
 
 

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