JUSTIFICATIVA
A finalidade deste projeto é de entender como se dá a aprendizagem e o
desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil.
O tema aqui proposto, embora já tenha sido amplamente discutido pelos
educadores, ainda é cercado por dúvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas
culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de
informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior
das pessoas transitarem de um lugar para outro.
Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de
diferentes linguagens e de grande interação com o que esta ao nosso redor. A
escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para
compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos
ambientes e pessoas.
Diante disso, surgiu-nos o interesse em desenvolver este projeto e
analisar as praticas ocorridas na escola em relação ao ensino da leitura com o
intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma. O projeto será
realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni, o mesmo
será desenvolvido em todas as turmas da escola, sendo elas do Berçário à Pré
escola.
“A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento.
Esta intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende,
permite ao homem situar-se com os outros.Possibilita a aquisição de diferentes
pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para
combater a massificação executada pela televisão. “O livro é ainda um grande
recurso para a criação, transmissão e transformação da cultura”.
Paulo Freire
Neste aspecto BETTELHEIM diz da importância do prazer para a construção
do sentido/ significado do que a criança lê para depois, e/ou paralelamente,
ela possa interpretar, significar, estabelecer relações.
Para o autor, a capacidade de ler é de importância tão singular para a vida de uma criança na escola, que a experiência na aprendizagem da leitura mais do que freqüentemente, seja seu destino, uma vez que para sempre, em relação à sua vida.
Nesse sentido, se a leitura parecer uma experiência interessante e valida, terá papel fundamental na formação integral do ser humano. Faz-se necessário a formação de conceitos, sendo esta, por sua vez, dependente dos padrões de interpretação a ele oferecidos.
OBJETIVO GERAL:
·
Estimular o gosto pela leitura na Educação
Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Promover momentos de Contaçoes de Histórias.
·
Proporcionar momentos de manuseio de livros.
·
Estimular as crianças a lerem imagens e construírem
histórias a partir delas.
·
Realizar teatro, com fantoches.
·
Atividades envolvendo todos os funcionários da
escola.
·
Buscar doações de diferentes tipos de livros
(gibis, histórias infantis, gravuras, livro para colorir).
·
Possibilitar a interação dos pais com os filhos
através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.
METODOLOGIA
Para alcançarmos os objetivos propostos, desenvolveremos atividades que
estimulem o habito e o interesse para a leitura e que se desenvolverão de
maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior
proximidade e intimidade com o mundo da leitura. Todas as atividades
acontecerão em um ambiente calmo, fora da agitação das outras turmas da
instituição, as crianças deverão ficar a vontade.
Para favorecer as praticas de leitura, algumas condições são
consideradas essenciais.
·
Dispor de um acervo em sala com livros e outros
materiais, como histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais etc.
Classificados e organizados com a ajuda das crianças.
·
Organizar momentos de leitura livre nos quais o
professor também leia para si. Para as crianças é fundamental ter o professor
como um bom modelo. O professor que lê histórias, que tem boa e prazerosa
relação com a leitura e gosta verdadeiramente de ler, tem um papel fundamental:
o de modelo para crianças.
·
Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras
e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos
momentos de atividades diversificadas.
·
Possibilitar regularmente às crianças o empréstimo
de livros para levarem para casa. Bons textos podem ter o poder de provocar
momentos de leitura em casa, juntos com os familiares.
Primeira atividade:
Contar Histórias
Para essa atividade serão escolhidas historias conforme a faixa etária
das crianças. Elas serão contadas através de teatro de fantoches com entonação
de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das
crianças para essa diferença.
Após a apresentação mostrar as crianças que as historias também podem
ser encontradas em livros, e deixá-las manusear os mesmos e os fantoches para
que possam recriar as historias.
Segunda Atividade:
Contar História com Livro
A história será contada através de um livro rico em gravuras, e antes de
trocar a página o educador devera questionar com as crianças o que elas acham
que acontecera na próxima pagina, estimulando-as a falar (oralidade) e
incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.
Terceira atividade:
Histórias a partir de Gravuras
Deverão ser confeccionadas placas grandes com gravuras que estabeleçam
uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada
vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das
gravuras que vêem. O professor não ira contar a historia, as crianças é que
contarão através das gravuras.
Quarta
atividade: produção Individual de História
A professora devera contar uma história (com entonação e utilizando o
livro) para as crianças e em seguida devera pedir que as mesmas passassem para
o papel através de seus desenhos. Serão oferecidos às crianças matérias como
folhas, lápis de cor, giz de cera e lápis de escrever. Caso algumas crianças
conheçam algumas letras, incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As
produções dos alunos deverão ser expostas para toda a turma ver o que os
colegas produziram. A professora deve estimular e valorizar as produções dos
alunos
Quinta atividade:
Produção oral coletiva da História
O professor devera iniciar uma historia oralmente (uma historia que não
seja conhecida pelas crianças, ou uma fictícia) e uma de cada vez ira dar
continuidade a historia, assim cada criança devera prestar atenção na
continuidade que o colega deu para que possa construir a historia a partir do
ponto de em que parou (poderão ser colocados novos personagens na historia,
mudança de eventos entre outros). O professor deverá transcrever a história
produzida pelas crianças e depois contá-la a elas. Pode ser sugerido que as
crianças façam a ilustração da história.
Sexta atividade:
Contato com Livros
Assim como as outras atividades, a professora deverá contar uma história
com um livro, e apresentar às outras crianças outros livros, contar-lhes seus
títulos e deixá-las manusear os livros, tentando “ler” as historias. A
atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e
depois em duplas cada criança contará a historia ao seu parceiro, utilizando a
leitura que faz das imagens.
Sétima
atividade: Biblioteca Itinerante
Participação da comunidade escolar, onde os alunos levam os livros para
suas casas, estarão lendo juntamente com seus familiares.
Oitava atividade:
Proporcionar um momento de leitura para os profissionais da escola
Esta atividade deverá ser realizada
Semanalmente.
Considerações Finais
As atividades previstas neste projeto serão muito importantes não só
para desenvolver o habito e o interesse pela leitura como também para
proporcionar momentos lúdicos, fantásticos à turma, a união da mesma, o
desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de seqüências
lógicas.
Ao término das atividades montaremos um cantinho de leitura na sala em
que foram desenvolvidas as atividades utilizando livros adquiridos por meio de
doações, tapete, almofadas e muitas placas com gravuras, para que possam
estimular as produções dos alunos acreditando que, dessa forma, contribuiremos
para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem
os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de
aprendizagem.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise da Alfabetização, por Bruno Bettelheim e
Karen Zelan. Tad. de José Luiz Caon. Porto Alegre: Artes médicas, 1984.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 p. 144. Brasil.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL
CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume I – Introdução. Brasil. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1998.
REFERENCIAL
CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 2 – Formação Pessoal e Social.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL
CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 – Conhecimento do Mundo. Brasil.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
REFERENCIAL
CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, volume 3 – Formação Pessoal e Social.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
EDUCAÇÃO
INFANTIL. Criança em idade da Pré escola. CDU 372.3
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